Vantagens e usos do envelope inviolável
Algumas informações empresariais são sigilosas e o envelope inviolável existe para evitar que esses dados possam chegar nas mãos de qualquer pessoa, ou numa situação ainda pior, nas mãos dos concorrentes. O envelope inviolável é confeccionado com polietileno de baixa densidade (PEBD), ou com polietileno de alta densidade (PEAD) e tem o seu fechamento realizado por um adesivo permanente, que é o que dá a ele a qualidade da inviolabilidade.
Ser um envelope inviolável significa que o lacre que fechou a embalagem não pode mais ser aberto, e que para acessar o conteúdo daquela embalagem será necessário violar a embalagem de forma que ela ficará danificada. Por isso esse modelo de envelope acaba inibindo a ação de curiosos que poderiam eventualmente surgir no caminho, e se torna uma garantia de que apenas o destinatário fará a abertura do mesmo.
Como o envelope inviolável é usado
Diferentes estabelecimentos aproveitam o que o envelope inviolável tem para oferecer, e incluem essa embalagem para solucionar algumas de suas demandas. A flexibilidade, e a possibilidade de ser fabricado em diferentes tamanhos ajuda para que ele possa ser implementado nesses segmentos tão variados, em geral, ele é utilizado por quem precisa do sigilo que ele oferece, algum casos em que ele é usado são:
- Provas e gabaritos - as provas e gabaritos precisam ser sigilosas para que seus conteúdos não cheguem aos candidatos antes da hora;
- Exames médicos - para garantir a privacidade do paciente, algumas clínicas embalam nesses envelopes;
- Envio de documentos - documentos sigilosos que serão entregues via correio ou transportadora ficam mais seguros em um envelope inviolável;
- Lacrar celular - em provas e concursos onde o celular não pode ser utilizado, eles são colocados nesse envelope para que os candidatos não possam acessar o aparelho.
Personalização do envelope inviolável
Por ser tão utilizado por grandes empresas, o envelope inviolável permite receber personalização com cor ou estampas, dessa forma a empresa pode não apenas fazer a divulgação do seu nome por meio da impressão de seu logo na embalagem, mas também pode incluir estampas que ajudem na identificação necessária para o destinatário que irá recebê-la.