As funcionalidades do envelope de plástico transparente
Esse é aquele tipo de embalagem que é simples e básica, mas muito versátil e que pode ser usada para tudo mesmo. O envelope de plástico transparente vai do armazenamento, organização, proteção, conservação até o transporte. Além da versatilidade, une praticidade e funcionalidade e pode ser usado em todos os lugares da casa e das empresas.
A principal característica é ser transparente, o que facilita a visualização do conteúdo. Por causa da matéria-prima plástica, protege contra a umidade, água e poeira, além de ajudar a manter os objetos – documentos, provas, contas, etc – organizados, dentro de um saco plástico sem chance de ser extraviado e, assim, é mais fácil ter controle sobre o conteúdo.
Produção e composição do envelope de plástico transparente
A fabricação desse tipo de embalagem é feita com as seguintes matérias prima:
- Polietileno de alta densidade (PEAD) – atóxico, resistente ao impacto e esfoliação/raspagem, modelável e com resistência química;
- Polietileno de baixa densidade (PEBD) – transparente ou translúcido em sua forma original, não é atóxico e por isso não contamina, é ainda flexível, resistente e viscoso;
- Polipropileno (PP) – transparente, mas tem pouca resistência à variação de temperaturas;
- Polipropileno biorientado (BOPP) – a características principal é que a parte interna é metalizada;
- Matéria prima reciclada e/ou biodegradável – tem características semelhantes aos demais materiais, porém é bem mais econômica e com aditivo oxi-biodegradável se decompõe com mais agilidade do meio ambiente.
Funcionalidades da embalagem
A indicação de uso depende do tipo de matéria prima e a resistência que tem com relação à temperatura, entre outras variações.
Quando o envelope de plástico transparente é fabricado com matéria prima original é indicado para embalar ou armazenar alimentos, já que não contamina o conteúdo. As versões em polietileno de alta e baixa densidade (PEAD e PEBD) vão do congelador ao banho maria sem qualquer tipo de restrição e sem perder a qualidade. Por isso é muito comum seu uso para porcionar alimentos já preparados e também porções de proteína ou legumes.
O envelope de plástico transparente de polipropileno comum ou biorientado é usado para a embalagem de alimentos em temperatura ambiente ou industrializados, roupas, cosméticos e outras mercadorias.